Ateliers ATELJÉ Ö e ORDINAIRE na +Concreta

A editora AMAG apresenta este ano na edição +CONCRETA 2023, o atelier ATELJÉ Ö e o atelier ORDINAIRE. Dois escritórios jovens, de origens e contextos culturais e geográficos absolutamente distintos, Visby, Suécia e Estrasburgo, França, mas que se aproximam e assemelham na forma particular como pensam e entendem a relação da arquitectura com o indivíduo e a sociedade.
Matt Wahlström Walter e Joel Winsnes, do atelier ATELJÉ Ö e Thomas Walter e Angèle Maillard do ATELIER ORDINAIRE, farão uma apresentação do seu trabalho tendo em particular destaque os projectos publicados respectivamente nas edições AMAG 30 e AMAG 32.
As conferências, terão lugar no dia 16 de Novembro no Salão Nobre do edifício da Alfândega do Porto. O acesso será livre, mediante inscrição previa através do email maisconcretalectures2023@amagpublisher.com de acordo com a capacidade do auditório (100 lugares).

ATELJÉ Ö foi fundado por Mats Wahlström Walter e Joel Winsnes em 2018, com uma experiência partilhada como profissionais e colegas de formação que remonta ao ano de 2007.
O atelier acredita que a arquitectura e construção pode contribuir para uma reconecção entre o homem e a natureza, proporcionando alegria, calma e constituir uma fonte de inspiração. Desenvolvem o seu trabalho em estreita colaboração com artesãos e construtores locias com o objectivo de criar espaços pragmáticos e belos para a vida, quer no seu interior, quer no exterior.
O atelier foi recentemente galardoado com o “Young Swedish Architecture Award” pelo Conselho Sueco de Arquitectura como mais promissora e melhor empresa Sueca.
Mats, nascido em 1981 e Joel, nascido em 1982, estudaram na LTH, Lund, Suécia, e na KADK, Copenhaga, Dinamarca, tendo concluído o mestrado em arquitectura no ano de 2012.


ATELIER ORDINAIRE é um gabinete de arquitectura fundado em 2014 por Thomas Walter e Angèle Maillard em Estrasburgo, França. O Atelier Ordinaire desenvolve trabalhos de investigação em torno da técnica de construção em madeira CLT e centra-se em projectos de pequena e média escala que têm um impacto directo na vida quotidiana das pessoas. Thomas Walter estudou construção em madeira e o seu trabalho tem sido fortemente influenciado pelas novas técnicas de utilização desse mesmo material. É licenciado pela École Nationale Supérieure d’Architecture de Strasbourg e leciona design desde o ano de 2012.
Angèle Maillard é licenciada pela École Supérieure des Arts Décoratifs de Strasbourg. Desenvolveu o seu trabalho em torno da fotografia e da instalação de vídeo, tendo também estudado costura. A sua abordagem à arquitectura e ao design é fortemente influenciada pela materialidade e a questão do sentido.

NEWSLETTER