Consulte abaixo o programa completo de apresentações, palestras, debates e demonstrações que irão decorrer ao longo desta primeira edição da +Concreta, dias 16 e 17 de novembro, na Alfândega do Porto.
16 novembro
11h00-16h30 – Ciclo de Conferências In Action
Auditório Think+ OASRN / Vicaima
A forma como os arquitectos pensam um edifício está inevitavelmente condicionada pelo seu tempo. Em épocas anteriores, os fatores culturais, técnicos, sociais e económicos foram os principais impulsionadores da mudança. Hoje é indelével a preponderância da crise ambiental que atravessamos na conceção dos edifícios que faltam construir e reabilitar. Vivemos um momento muito particular em que o Estado tem em marcha um ambicioso plano para construir habitação pública em larga escala, lares de idosos, creches, residências de estudantes, entre outros programas. Esta aparente contradição entre a necessidade de construir de forma massiva e a escassez de recursos, conjugados com a pressão motivada pela urgência do processo é uma das maiores inquietações do sector da construção. Onde está e onde ficará a arquitetura neste novo paradigma?
Através de um conjunto de apresentações e debates procura-se contribuir para o mapeamento de projetos que revelam um especial cuidado com as questões ambientais, evidenciando os processos de construção empregues enquanto fatores determinantes na gestão de recursos naturais, sociais e económicos, não só na construção dos edifícios, mas também na sua manutenção, transformação e desativação.
Comissário: OASRN
Curadoria: depA architects
Apoios: Vicaima
+CONCRET11h00-13h00
+CONCRETAJoão Gomes | bAse arquitetos
+CONCRETATânia Teixeira | CRU atelier
+CONCRETAJosé Lobo Almeida
+CONCRETADebate com moderação de depA architects
+CONCRET14h30-16h30
+CONCRETATiago Figueiredo | Figueiredo Pena Arquitetos
+CONCRETANuno Melo Sousa
+CONCRETASamuel Gonçalves | Summary
+CONCRETADebate com moderação de depA architects
17h00-18h20 – Matt Wahlström Walter e Joel Winsnes | Atelier ATELJÉ Ö
17h00-18h20 – Thomas Walter e Angèle Maillard | Atelier ORDINAIRE
Salão Nobre, Piso 0 Alfândega do Porto
A editora AMAG apresenta este ano na edição +CONCRETA 2023, o atelier ATELJÉ Ö e o atelier ORDINAIRE. Dois escritórios jovens, de origens e contextos culturais e geográficos absolutamente distintos, Visby, Suécia e Estrasburgo, França, mas que se aproximam e assemelham na forma particular como pensam e entendem a relação da arquitectura com o indivíduo e a sociedade.
O acesso será livre para portadores de convite +Concreta, mediante inscrição previa através do email maisconcretalectures2023@amagpublisher.com de acordo com a capacidade do auditório (100 lugares).
17 novembro
11h30-12h30 – Eco-Produtos | Lixo Marinho e Algas Infestantes
Auditório Think+ OASRN / Vicaima
Abertura da Palestra: Pedro Santos | Departamento de Inovação da AEP – Associação Empresarial de Portugal
“Explorando o desconhecido: A evolução e o futuro para investigação marinha nos Açores”
Gui Menezes | Diretor do Instituto de Investigação em Ciências do Mar | Okeanos | Universidade dos Açores
“O papel do design sustentável na inovação”
Nieta Rocha | Arquiteta | CEO Circular Blue
“De resíduos a novas matérias-primas têxteis”
Miguel Carvalho | Professor no Departamento de Engenharia Têxtil | Investigador na 2C2T | Universidade do Minho
“Dos resíduos aos materiais de construção na economia circular”
Paulo Mendonça | Professor Associado EAAD | Investigador no Lab2PT | Universidade do Minho
12h45-13h45 – Lançamento do Caderno de Encargos Livre de Petróleo, para uma construção sustentável
Aline Guerreiro | Portal da Construção Sustentável
Auditório Think+ OASRN / Vicaima
Este Caderno de Encargos pretende ser um guia para arquitetos e profissionais do setor da construção, servindo como um auxiliar na escolha de materiais para uma construção de edifícios mais sustentável, através da substituição de plásticos ou de materiais que contêm polímeros que derivam do petróleo, por opções livres de plástico. Um relatório recente da ONU, refere a necessidade de descarbonizar o setor da construção, reduzindo ao máximo os combustíveis fósseis.”
14h00 – 14h20 – WALLIE – ECOPONTO decorativo e personalizável
Adélia Dias | Lipor
Auditório Think+ OASRN / Vicaima
Chegou ao mercado o WALLIE, um ecoponto doméstico de parede desenvolvido pela LIPOR com plásticos reciclados provenientes de mesas e cadeiras em fim de vida. Um projeto inovador que reflete a preocupação da LIPOR em promover um estilo de vida que contribui para a sustentabilidade do planeta.
O seu design moderno e funcional permite reciclar com estilo e utilizar o ecoponto como uma peça de decoração, já que é personalizável. Além disso, o WALLIE foi desenvolvido para ser fixado na parede, o que possibilita aproveitar espaços livres; não dificulta a limpeza do chão; e permite ter um ponto de reciclagem em qualquer ambiente da casa.
Vencedor do concurso internacional FAMAE, em 2018, o WALLIE foi concebido respeitando os princípios do ecodesign. É 100% reciclável e possui 89% de material reciclado na sua composição. Para além disso, o seu design plano permitiu reduzir o volume da embalagem em 40%.
O WALLIE é vendido à unidade e está preparado para um fluxo. Foi assim criado para cada família poder decidir quantos serão úteis na sua rotina diária. Cada WALLIE suporta até 10kg e armazena um volume de até 22 litros, o que corresponde a 32 embalagens de leite espalmadas ou 12 por espalmar. Um saco interno, fornecido juntamente com o WALLIE, permite o transporte dos resíduos até ao Ecoponto de rua.
YOUR WASTE LOOKS GREAT é a assinatura do produto que tem sido divulgado através do website www.wallie.com.pt, onde pode encontrar mais informação sobre o produto e o ponto de venda.
14h30 – 15h00 – Cortiça e Sedacor: um “segredo” português para a construção sustentável
Albertino Oliveira | Sedacor, JPS Cork Group
Auditório Think+ OASRN / Vicaima
Com mais de 4000 anos de uso pelo homem, a cortiça é um material “estrela”, icónico, onde Portugal tem um lugar líder e ímpar na floresta e na indústria. Num momento já de “ebulição” climática, que todos estamos a viver, por cada tonelada de cortiça produzida, podem ser sequestradas até 73 toneladas de C02 da atmosfera. Este pode e deve ser o “segredo” português para tornar a construção mais sustentável.
A Sedacor desenvolve e produz uma invulgar variedade de soluções de revestimentos, isolamentos, tecidos para a construção à base de cortiça, incluindo produtos distintivos e inovações ao serviço do eco-design e da construção sustentável.
15h15 – 15h45 – Casas minimalistas, inteligentes e confortáveis
Duarte Geraldes | General Manager Atouch.Winwel
Auditório Think+ OASRN / Vicaima
A tecnologia tem conseguido reduzir o seu impacto visual criando novas funcionalidades e benefícios para todos, desde o arquiteto, projetista, instalador focada no conforto do utilizador. Devemos perceber as suas condições de aplicabilidade para benefício dos seus intervenientes.
16h00 – 16h30 – Cobertura Verde Amoreiras Living | Caso de Estudo
Ingrid Ferreira | Arquiteta Paisagista Landlab
Auditório Think+ OASRN / Vicaima
A introdução da vegetação nos edifícios traz para a cidade e seus habitantes vários serviços ecossistêmicos, tal como: eficiência energética e redução dos custos com a energia, retenção e atraso de águas pluviais, aumento da vida útil da impermeabilização, melhoria do microclima e muito mais. Além disso, com o desenvolvimento das coberturas verdes, é possível criar áreas verdes dentro das cidades em locais comumente impermeabilizados, como as coberturas. O Amoreiras Living é um exemplo de um edifício que foi desenvolvido no centro de Lisboa, em uma área com vários edifícios vizinhos, tirando partido da cobertura do estacionamento subterrâneo como uma área verde a ser utilizada por todos os residentes do condomínio.
16h45 – 17h15 – Sessão técnica: BIM como aliado: Porquê mudar agora?
Cláudia Antunes | Regional Lead Women in BIM em Portugal
Auditório Think+ OASRN / Vicaima
Debate participativo sobre a Transição Digital da Construção em Portugal e a necessária adaptação dos agentes da Indústria AEC, em contexto da obrigatoriedade de utilização de BIM em projetos públicos.
17h30 – 18h00 – CAM | Construir a Arquitetura em Madeira
Ana Isabel Costa e Silva | Professora Auxiliar FAUP | Investigadora CEAU-FAUP | Universidade do Porto
As potencialidades da madeira na construção da arquitetura são plenamente exploradas a partir da compreensão do material, da sua proveniência e da sua capacidade de transformação, nomeadamente no conhecimento de princípios fundamentais sobre a sua utilização enquanto material de construção, tendo em conta as suas propriedades bem como as possibilidades inerentes a processos industriais associados.
Estabelecer-se-á assim uma relação ajustada entre forma e construção, no sentido de uma produção arquitetónica sensível ao lugar, circunstância e contexto.